Obras do Eixo Norte do Rio São Francisco serão encerradas em março, diz Governo

Por Erivan Camara 26/01/2018 - 16:06 hs

As obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão finalizadas até março, segundo o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Quando concluída, a obra levará as águas do “Velho Chico” para o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba.

A construtora é responsável pelo Eixo Norte do projeto, a Emsa, está com 27 frentes de trabalho ao longo dos 140 quilômetros de extensão da etapa. São 1.790 profissionais atuando nesse trajeto, com cerca de 500 equipamentos em operação. Em fevereiro, o número de operário nos canteiros de obras vai subir 20% e atingir 2.148 trabalhadores.

A meta inicial é captar a água do Rio São Francisco, no município pernambucano de Cabrobó, e conduzi-la até a cidade de Penaforte, no Ceará. De lá, as águas seguirão por meio das estruturas até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Os últimos trechos estão praticamente finalizados, com 98% execução. Ao todo, o Eixo Norte do Projeto São Francisco está com 94,9% de avanço físico.Agora RN