Barragens inspiram trabalho de conclusão de curso em Agronegócio

Por Erivan Camara 18/07/2017 - 17:26 hs

O projeto Segunda Água, executado pela Emater-RN para auxiliar agricultores familiares na captação da água da chuva em períodos de estiagem, inspirou o técnico agrícola Francisco Evangelista da Silva Neto a escolher o tema para seu trabalho de conclusão de curso em Agronegócio, oferecido pelo Senar-RN.

Evangelista atualmente é bolsista de extensão da Emater no município de Lagoa de Velhos – região de São Paulo do Potengi - e trabalhou em parceria com a colega de curso Ana Cristina da Silva Urbano em uma pesquisa de campo.

Juntos, diagnosticaram em detalhes a importância social e econômica trazida pela implantação de 26 barragens subterrâneas e outras tecnologias que fazem parte do projeto Segunda Água somente naquele município. A dupla teve a orientação do engenheiro agrônomo da Emater-RN e instrutor do Senar, Didier Pirroni Rodrigues Segundo.

No TCC, eles mencionaram as principais culturas desenvolvidas pelas famílias nas áreas com barragens subterrâneas, renda familiar, grau de satisfação dos produtores beneficiados, mudanças trazidas na propriedade após a implantação das tecnologias, entre outros quesitos.

Na pesquisa, eles fizeram um apanhado histórico das tecnologias no município, a partir de 2012. Das 26 famílias contempladas com barragens, 14 estão inseridas em áreas de assentamento.

A dupla visitou in loco as famílias assistidas e analisaram que tipo de atividades se destacam – milho, batata doce, feijão, hortaliças e palma forrageira, por exemplo. Oitenta e cinco por cento das famílias obtém renda mensal superior a dois salários mínimos e 50% também se dedicam à cadeia produtiva da bovinocultura leiteira.Fonte:ASSECOM/EMATER