Governo do Estado entregam kits do PAA Compra Direta

Por Erivan Camara 25/07/2017 - 19:56 hs

 Governo do Estado entregam kits do PAA Compra Direta
ASSECOM/EMATER

Aconteceu esta manhã, na Escola de Governo do Rio Grande do Norte, a solenidade de entrega de kits do Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Compra Direta.

Foram distribuídos - através de contrato de comodato a prefeituras do estado - 85 balanças de 30 quilos, 40 balanças de 300 quilos, 44 computadores, 56 impressoras e 56 veículos tipo Saveiro equipados com baú frigorífico. Os equipamentos serão destinados a equipar as centrais de comercialização do Compra Direta, de modo a facilitar a atividade de agricultores e agricultoras familiares no interior do RN. Para esse total de equipamentos, foram investidos R$ 4 milhões, recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com contrapartida do Governo do Estado. O PAA é executado, em nível estadual, pela Emater-RN.

A solenidade de hoje contou com a presença do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame - representando o ministro Osmar Terra- , o titular da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Caio Rocha, o governador do Estado, Robinson Faria, secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha,  a diretora geral da Emater, Cátia Lopes, senador Garibaldi Alves Filho, deputados estaduais, demais secretários de Estado e prefeitos, entre outras autoridades.

“Os veículos, além de transportarem alimentos, evitam o desperdício a partir dos baús refrigerados. Os recursos destinados a esse projeto representam bem mais do que a compra de equipamentos, mas a geração de mais renda e mais alimentos saudáveis à população”, disse o secretário executivo do MDS, Alberto Beltrame.

Para o governador Robinson Faria, o dia de hoje é de conquista. “Vivemos o sétimo ano de seca e a maior crise econômica da história do país. Entregar hoje esses kits representa muito para o setor agropecuário do nosso estado, pois sabemos que com eles estamos garantindo mais renda para os pequenos produtores rurais”.

A diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, lembrou que o Compra Direta movimenta mais de uma tonelada e meia de alimentos, através de 1800 produtos diferentes, oriundos da agricultura familiar. “Nós, da Emater, acreditamos no campo, e os prefeitos que aqui estão conosco nessa parceria não pensam diferente. Todos aqui estão sendo estimulados a continuar esse trabalho, a partir da entrega desses equipamentos”, comentou a diretora. Outra conquista para a agricultura familiar, lembrou Cátia, foi a entrega este ano da Central de Comercialização em Natal, situada num dos endereços mais nobres para essa atividade na capital potiguar.

A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, agradeceu às autoridades em nome dos demais prefeitos presentes à solenidade, lembrando que os equipamentos vão fazer a diferença nos municípios.

O Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta) beneficia, no total, 161 municípios do Rio Grande do Norte. O investimento totaliza R$ 9 milhões. Também estão previstos no projeto freezers horizontais e verticais, caixas monoblocos e paletts, ainda em fase de aquisição. Para distribuir os itens, a Emater-RN leva em conta critérios específicos determinados pelo governo federal. Os municípios devem comercializar volumes maiores ou tipos específicos de produtos adquiridos via PAA - Compra Direta.via ASSECOM/EMATER