Natal lança programação especial para o Dia Mundial de Luta contra a Aids

Dezembro Vermelho' começa nesta sexta (1º). Gratuitas, ações de conscientização e prevenção vão até o dia 18 em vários pontos da cidade.

Por Erivan Camara 01/12/2017 - 11:08 hs

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado nesta sexta-feira (1º). Em razão da data, a Secretaria de Saúde de Natal elaborou uma programação especial com diversas atividades educativas e de promoção à saúde, que ocorrerão durante todo o mês em vários pontos da cidade. É o chamado ‘Dezembro Vermelho.

As ações começam nesta sexta com uma palestra para os pacientes do Serviço de Atendimento às Pessoas com HIV/Aids, e conscientização e orientação às pessoas durante a ação do projeto ‘Saúde na Praia’, que será realizada no período da manhã na praia de Ponta Negra, na Zona Sul da capital.

Neste sábado, dia 2, a programação segue com a ação social ‘Nossa Cidade’, promovida pela Prefeitura de Natal, e que será realizada na Escola Municipal Ferreira Itajubá, no bairro das Quintas, na Zona Oeste. Durante toda a ação, será feito um trabalho de sensibilização e orientação aos presentes, com testes rápidos de HIV/Aids.

Nos dias 5, 12 e 19, serão realizados testes rápidos na recepção central da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DAS/UFRN), de 13h30 às 17h. Os atendimentos serão por ordem de chegada.

Já no dia 8, serão oferecidos testes rápidos de HIV/Aids com orientações educativas e distribuição de preservativos no Partage Norte Shopping, na Zona Norte, de 10h às 14h.

Por fim, no dia 18, será realizada uma palestra com o tema ‘Panorama do HIV no Município de Natal’, ministrada pela coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Emilly Miranda.G1RN