Barcelona: comunidade Cotovelo celebra a Festa de sua Padroeira.

Por Erivan Camara 14/12/2017 - 09:53 hs

Católicos da Comunidade Cotovelo no município de Barcelona celebraram na noite de ontem (13) as festividades de sua Padroeira Santa Luzia, com procissão e missa. 

Devoção e fé marcaram a carreata saindo da Capela de São Pedro na comunidade Formigueiro indo até a Capela Santa Luzia na comunidade Cotovelo. 

As 19:30 aconteceu a missa de abertura presidida pelo Pe. Newton Coelho, em seguida o Prefeito Neto Mafra fez o hasteamento da bandeira marcando assim de forma oficial a abertura dos festejos Santa Luzia. 

Até o próximo dia 16 a comunidade de cotovelo  irá receber centenas  de devotos que vem agradecer e renovar suas preces com a Santa Protetora dos olhos. 

História

Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.

Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanhou o evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.

Ao chegarem a casa onde elas moravam, começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava, acabou sofrendo inúmeras crueldades do Imperador Diocleciano, que vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandou degolar Luzia. Era 13 de dezembro de 304.

A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a "Santa da Visão".